Das homenagens aos deuses egípcios aos belíssimos frascos de vidro atuais, o perfume passou por diversas civilizações. Os gregos o usava nos banhos.

Espanhóis e portugueses também conheceram os encantos das fragrâncias depois que conseguiram atravessar o outro lado do mundo e chegar à Índia.

Os frascos antes feitos em barro e porcelana ganharam novas formas com o passar do tempo. As melhores fragrâncias estiveram até em recipientes de cristal. No início do século passado, na cidade de Paris, a união entre perfumistas e grandes nomes da vidraria, entre eles, Lalique e Baccarat, permitiu que os vidros se tornassem verdadeiras obras de arte.

Tempos depois, o nº 5 de Coco Chanel era vendido como se fosse uma joia. Assim como na época de Chanel, hoje o sucesso de um perfume ainda é definido pelo design de sua embalagem, sendo o frasco uma abstração a todo glamour em volta da essência.

Há uma infinidade de marcas e aromas, a maioria elaborada com folhas, flores, raízes, talos, frutos ou especiarias. E também muitos apaixonados não só pelas essências, mas também pelos frascos.

Um deles é Alysson Camacho Gonçalves, proprietário de um Antiquário, em São Paulo, na Rua da Consolação. Sempre interessado pela história dos perfumes e atrás de antiguidades para abastecer a sua loja, ele chegou a garimpar mais de 3500 peças, entre frascos, caixas de pó-de-arroz, batons e embalagens de produtos de higiene bucal, tudo em leilões de arte e antiquários pelo mundo.

“São mais de 25 anos de paixão pelos frascos. Coleciono mais antigos, do início do século passado, em formatos variados, de bichos, geométricos ou repletos de desenhos. Para mim, o perfume é especial, ele traz à nossa memória bons momentos, de prazer e alegria, um universo que nos faz sair da realidade”, comenta.

Na coleção que nem cabe em sua casa, um objeto é especial: uma réplica de 1910 de um rímel do Egito, além das primeiras caixinhas de creme dental, em pó. “Essas são de 1880, quando os japoneses usavam as primeiras escovas de pêlo e bambu com pó para escovar os dentes”.

Entre tantas histórias de colecionador, uma delas chama a atenção. Alysson se apaixonou por uma tampa do perfume Lalique, de 1908, que comprou em um brechó no Uruguai. Tempos depois, ele conseguiu o frasco em uma feira de antiguidades, em São Paulo. “Foi o meu maior achado, por isso é um dos favoritos da minha coleção”. Assim como todo bom colecionador, Alysson é incansável. Atualmente, o seu objeto de desejo é um vidro Christian Dior, de 1956, em formato de cachorrinho.

Considerada uma das mais completas no país, a coleção de Alysson foi convidada a fazer parte da mostra “OUI, BRASIL”, dentro da programação do Ano na França no Brasil. Junto com esculturas, vestidos, telas e fotografia, os vidros do colecionador estão expostos no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura, até o dia 06 de Agosto.

About these ads

Sobre mundo das fragrancias

Sobre O Mundo das Fragrâncias é um Clube de Compras Coletivas que oferece diariamente, a partir de negociações com os melhores parceiros, descontos incríveis em perfumes das mais variadas grifes internacionais. Informações gerais Os produtos oferecidos aos nossos clientes são originais, da mais alta qualidade, todos adquiridos através das empresas distribuidoras das marcas no Brasil e importados legalmente. Não comercializamos produtos piratas, descaminhados e/ou contrabandeados. As ofertas ficam disponíveis para compra em nosso site por um curto período de tempo e somente serão validadas se um número mínimo de pessoas se comprometer a comprá-las. É assim que buscamos aproveitar ao máximo o poder da compra coletiva e oferecer preços muito mais competitivos para que os nossos assinantes experimentem novos produtos. Você amigos = preços incríveis! Aqui é o local ideal para quem procura os melhores preços Você pode nos ajudar a atingir o número mínimo de compradores divulgando nossas ofertas nas redes sociais (Facebook, Twitter, Orkut, etc). Compre coletivamente e economize dinheiro. Junte-se ao clube e ótimas compras! O que é Compra Coletiva? A compra coletiva é um modelo de e-commerce que promove descontos incríveis, quando um número mínimo de pessoas demonstra interesse de compra. Se este número mínimo for atingido no prazo estipulado pelo site, a oferta é ativada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s